Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

MARC CHAGAL - O PINCEL DA LIBERDADE





                 MARC CHAGALL - O PINCEL DA LIBERDADE 
O pintor Marc Chagall nasceu em 07 de junho de 1887 em Vitebsk - Bielorrussia, e faleceu em Saint-Paul  de Vence - França, em 28 de março de 1985. 
Iniciou sua formação artística ao entrar para o ateliê de um famoso retratista de sua terra natal. Em 1908 estudou na Academia de Arte de São Petersburgo rumando em seguida para Paris. 
Na cidade luz conheceu diversos artistas como Amadeo Modigliani e La Fresnay, entrando em contato  com as vibrantes cores da vanguarda modernista. Trabalhou intensamente para integrar suas fantasias coloridas na linguagem moderna do Fauvismo e do Cubismo. Contudo, foi a obra modernista de Guilherme Apolinaire, de quem se tornou grande amigo, que mais marcou sua trajetória artística. 
Em 1914, quando explodiu a guerra, Marc Chagall volta ao seu país de origem, onde foi mobilizado para as trincheiras. No ano seguinte casa-se com Bella, uma jovem que conheceu em sua aldeia, permanecendo então em Petersburgo. 
Em 1917 foi nomeado comissário de belas-artes do governo de Vitebsk, onde fundou uma escola aberta a todas as tendências artísticas, demitindo-se após entrar em conflito com o pintor Malevitch. 
Em 1922 retorna a Paris, onde, por encomenda do editor Ambroise Vollard, executa 96 gravuras de ilustração bíblica para a edição de "Almas Mortas" de Nikolai Godol, que só foram publicadas em 1949. 
Chagal encontra na Bíblia a mais abundante fonte poética de todos os tempos.  Um verdadeiro eco da natureza. Atravéz das imagens dos profetas e patriarcas de Israel, compõe um canto de liberdade transpondo elementos do universo mítico judaico para o modernismo da arte. Chagal, nascido de uma família profundamente religiosa, desde cedo participou deste sentimento místico e pietista que almeja a comunhão constante entre o homem e Deus. Daí o fato de sua ilustração bíblica não ter um caráter didático. Chagall não praticava um judaísmo teórico e por isso o seu trabalho mostra uma Bíblia eminentemente humana, capaz de comover e possibilitar uma comunhão entre o mundo real e o imaterial.  Com este trabalho Marc Chagall realiza um feito único,atualizando a tradição como se os fatos da sagrada escritura estivessem acontecendo naquele momento. Seu pensamento modernista conseguiu transpor para sua obra um novo visual para o Velho Testamento, com vultos bíblicos plasmados pela profundeza de sentimento e qualidade humana. Para enrriquecer sua obra com maior veracidade, em 1931 o artista vai á Terra Santa em busca de contato com o solo onde se iniciou uma das mais fecundas aventuras religiosas da humanidade. Jerusalém lhe fornece a atmosfera e a intensidade emotiva  para suas ilustrações.  Em 1939 morre Vollard que encomendara a obra. Chagall  já havia terminado 66 placas e tinha outras 39 esboçadas. Foram 105 gravuras em metal que levaram anos para serem executadas. 
Estoura a Segunda Guerra Mundial e o trabalho fica interrompido, sendo reiniciado somente em 1952 econcluido em 1956. 
Chagall foi um homem persistente, cultuando amor e esperança, e sempre defendendo o direito primordial de toda a humanidade à plena expressão da espiritualidade. 
As águas-fortes com que Chagall ilustrou a Bíblia, talvez sejam sua mais rica contribuição à arte gráfica que a torna sua obra prima. Num mundo tão conturbado pelas guerras, a arte de Chagall representa o grande anúncio da paz. 
Em 1947 regressa definitivamente para a França, onde cria vitrais para a sinagoga da Universidade Hebraica de Jerusalem. Em 1958 cria os vitrais para a catedral de Metz. 
Em 1952 foram publicadas as 100 gravuras ilustrando as Fábulas de La Fontaine por ele produzidas em 1927.
Na França e nos Estados Unidos, além de pinturas e vitrais, produziu mosaicos, cerâmicas e projetos de tapeçaria. 
Em sua homenagem, em 1973, na cidade de Nice - sul da França - foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall. Em 1977 o governo francês condecorou-o com a Grã-Cruz da Legião de Honra. 
Em 28 de março de 1985, na cidade de Saint-Paul de Vence, sul da França, morre Marc Chagall, reconhecido com um dos maiores pintores do século 20. 
Nicéas Romeo Zanchett 
http://marcchagall.arteblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário