Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2011

O PATINHO FEIO e A VIDA DE CHRISTIAN ANDERSEN





    O PATINHO FEIO e A VIDA DE CHRISTIAN ANDERSEN 
A história do autor de "O Patinho Feio". 
Hans Chritian Andersen nasceu em Odense, na Dinamarca, a 2 de abril de 1805. Seu pai era sapateiro de condição humilde, mas tinha grandiosos sonhos. Alistou-se como soldado para lutar na guerra napoleônica e um ano mais tarde voltou doente, morrendo logo em seguida. A família ficou na miséria. 
A mãe de Christian casou-se novamente e o abandonou, tendo ele de virar-se sosinho pela sobrevivência. 
Christian era muito sensível, arredio e tinha dificuldades de adaptar-se a qualquer ofício. Gostava de estudar, mas teve de abandonar seus estudos por falta de recursos. 
Aos 14 anos de idade Andersen era um rapazinho solitário, assustado com o mundo em que vivia e sem nenhuma idéia de que rumo deveria tomar. Era um verdadeiro "Patinho Feio". 
Nesta época, uma companhia teatral, que percorria o interior da Dinamarca, apresentou-se em Odense. Christian Andersen não perdeu um único espetáculo da temporada. Quando a companhia foi embora Andersen já tinha tomado a sua decisão: ia embora também.
Com alguns trocados no bolso e uma carta de recomendação tomou o caminho de Copenhague.  A capital dinamarquesa era bem diferente do seu mundo e de seus sonhos. Por diversas vezes tentou aproximação com o mundo teatral, mas não teve êxito. O atores e empresários que procurou não simpatizavam com sua aparência tímida e desageitada. O próprio diretor do Teatro Geral disse-lhe que não havia oportunidade para um ator alto, magro e inexperiente como ele. 
Em vão, tentou os estudos de balé, mas como bailarino revelou-se uma total negação. Sua lista de tentativas, fracassos e decepções era interminável, mas Andersen não deixou que abatessem seu ânimo. 
Sentia-se cada vez mais atraído pelo teatro e insistia em escrever peças. Quando tudo parecia perdido, duas de suas peças chegaram às mãos de Jonas Collin, que era conselheiro do Estado. Finalmente alguém demonstrou interesse e lhe deu uma bolsa de estudos. 
Os próximos seis anos seguintes, que foram os mais estáveis de sua vida, passou como estudante na escola de Slagelse. Mesmo ali sentia-se constrangido entre os colegas que eram bem mais jóvens que ele. Apesar de seu mal estar junto aos colegas, dedicava-se com muito empenho aos estudos. Ao deixar a escola já tinha 22 anos. 
Mesmo com algum estudo, a vida continuava difícil. A crise financeira se aprofundava, mas ele não desistia.  Voltou toda a sua energia para a literatura, escrevendo algumas histórias infantis baseadas no folclore dinamarquês. Pela primeira vez em sua vida surgia uma luz no fim do tunel: seus contos fizeram sucesso. 
Foi neste contesto de adversidades extremas que êle parodiou sua própria vida escrevendo "O PATINHO FEIO":
"Um vento frio e impiedoso soprava por toda a parte, derrubando as fôlhas das árvores e tangendo as nuvens escuras carregadas de neve e granizo. Chegava o outono. Tempo cruel para um patinhodesprotegido.
Um dia passou pelo céu um bando de grandes aves, de pescoço longo e plumagem muito branca. Voavam tão alto que dava vertigem de olhá-las. Eram cisnes que rumavam para o sul em busca de terras mais quentes, deixando para trás a melancolia do inverno que se aproximava.
O patinho regeitado não sabia que aves eram e nem para onde iam. Mas nunca vira nada tão lindo e sentiu por elas uma admiração sem limites. À noite, sonhou fazer parte do bando e ser igual àquelas criaturas fortes e tranqüílas.
O inverno veio em seguida e demorou a passar. O patinho sofreu terrivelmente. Abrigado entre juncos de uma lagoa, durante longos meses ele aguardou o retorno do sol. Por fim, um dia a cotovia cantou. O sol se mostrou por entre as nuvens. Era a primavera chegando.
Aliviado, o patinho bateu as assas e notou que elas se moviam com energia e o transportavam facilmente sobre o juncal. Mas a alegria da descoberta terminou derrepente, quando surgiram do juncal três formosos cisnes, com sua magestosa plumagem eriçada. A beleza daquelas figuras fêz voltar a melancolia do engeitado. Tinha vontade de juntar-se ao bando, mas não conseguia controlar o mêdo. Achava que sua feiura os ofenderia. Entretanto, acabou se decidindo: preferia morrer atacado por eles do que passando fome durante o inverno, maltratado pelos patos, bicado pelas galinhas e enxotado pela moça que cuidava do galinheiro.
Reunindo toda a sua coragem, voou até a água e nadou em direção aos três. Assim que o viram, os cisnes vieram ao seu encontro, batendo as asas. Resignado à morte, ele esperou de cabeça baixa. Então viu refletida na água a sua própria imagem. Quase não acreditou na visão: não era mais um bichindo mirrado, feio e sem graça. Tornara-se grande e bonito. Deixara de ser um patinho: tornara-se cisne."
Embora adulto, Andersem encarava o mundo pelo mesmo ângulo que as crianças, e justamente por isso se exprimia numa linguagem ao mesmo tempo atraente e acescível ao espírito infantil. A riquesa de sua imaginação conseguia dar aspectos supreendentes às coisas mais corriqueiras que permitiam-lhe criar enrredos encantadores a partir de um botão, uma colher ou um soldadinho de chumbo.
Seus contos se divulgaram rapidamente, dando-lhe finalmente a fama que ele procurara em vão durante tanto tempo.
Tendo começado do nada, Christian Andersen transformara-se numa personalidade aclamada em toda a Europa. Seus contos percorreram o mundo. Quando regressou ao seu país, vinha carregado de glória e sua chegada foi festejada pela Dinamarca inteira. 
Só após toda uma vida de luta contra a solidão, o frio e a fome, Andersen se viu cerdado de amigos. E foi entre eles que morreu em 1875, quando tinha setenta anos de idade.  
A vida de Christian Andersen é um exemplo de perseverança e deicação a uma causa de amor à arte e a literatura. Ele nos mostrou que para sermos entendidos, precisamos falar a linguagem dos nossos ouvintes. 
Pense nisto, nunca desista e deixe que o tempo mostre ao mundo o cisne que existe em você. 
Nicéas Romeo Zanchett 
http://asfabulasdeesopo.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário