Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

GALILEI GALILEI - EXPLORADOR DO INFINITO





            GALILEU GALILEI - EXPLORADOR DO INFINITO
Quando Galilei nasceu, em Pisa, a 15 de fevereiro de 1564, seu pai Vicente Galilei já tinha 44anos. Era um músico de talento, mas para viver vendia tecidos no comércio da cidade. 
O filho de Vicente crescia  e seu pai sonhava vê-lo formado em medicina,"profissão de muito respeito".  Tentando fazer a vontade do pai, Galilei foi para o Studio de Pisa estudar medicina. Mas esta vocação não duraria muito tempo: em 1583, em Florença, êle conheceu o professor Ostílio Ricci, que o levou a estudar Matemática e tornar-se mestre nesta matéria.  
Galilei era um homembaixo e seus alunos dos fundos do auditório até tinham dificuldade em vê-lo ministrando seus ensinamentos. Sempre foi agitado, criativo e cheio de idéias. Quando ainda era menino,enquanto as outras crianças esperavam dos pais os brinquedos de presente, êle fabricava instrumentos quase cintíficos e curiosas maquininhas. 
Astrônomo, físico, tocador de órgão e cítara, compositor nas horas vagas, crítico literário, pintor, inventor, etc. Aos 19 anos, quando ainda estudava medicina, fez sua primeira descoberta: observando, no Duomo de Pisa, um grande lustre que se movia imperceptivelmente para frente e para trás, descobriu a Lei do Isocronismo das Ondulações Pendulares (os pêndulos oscilam em tempos iguais), usando-a para construir um aparelho para medir a freqüência das pulsações humanas. Naquele memo ano deixou os estudos de medicina. 
Seu espírito inventivo crescia e dominava seus pensamentos. Em 1586 construiu a primeira balança hidrostática, com a qual mediu o pêso específico de numerosos corpos. Três anos depois era professor de matemática em Pisa. 
Com a morte do pai as finanças da família ficaram abaladas e Galileu teve de mudar-se para Pádua, onde lhe haviam oferecido o cargo de professor de Matemática com melhor remuneração. Era setembro de 1592 e ali permanesceu por 18 anos. Este período de sua vida foi o mais produtivo. Em Veneza, em 1609, Galileu apresentou ao Doge a sua grande descoberta: o telescópio que, por ele aperfeiçoado, deixou de ser um primitivo instrumento e passou a ser capaz de desvendar os mistérios do universo estelar. Referindo-se a esse período êle disse: "foram os melhores anos de minha vida". Depois de ter aperfeiçoado o telescópio, Galileu apresentou seu primeiro modêlo ao Duque de Veneza no terraço da Catedral de São Marcos. O Duque e os senadores ficaram admirados em poder observar os navios distantes.
Com o novo instrumento, sua curiosidade e paixão pelo céu inexplorado passa a consumir a maior parte de seu tempo. Noite após noite observou o céu onde via quatro pequeninas estrelas. Concluiu que, na verdade, eram quatro luas que giravam em torno de Júpter, cada qual com sua órbita. Essa foi a mais sensacional de todas as suas descobertas. 
Em 1610, sob as influências recebidas de seu mestre Copérnico, publica suas descobertas no livro "O Mensageiro Sideral". Surge então as primiras críticas e perseguições. 
Em 1612 o dominicano Nicolai Lorini, de Florença, declarou herética a doutrina do movimento da Terra.  Em 1615 o dominicano juntou, às suas denúncias, a carta escrita por Galileu em 1613 sôbre suas interpretações dos limites entre a fé e a ciência. 
Um dia, já velho, disse que o Sol era o Centro do Universo, pagando com a liberdade o preço dessa "heresia".  Galileu teve de ir a Roma defender-se das acusações. Mas, ao apresentar o seu livro Discurso do Fluxo e Refluxo do Mar, que reafirmava a exatidão das teorias suas e de Copérnico, só fez piorar a situação. Em 24 de fevereiro de 1616, em Roma, suas idéias são oficialmente consideradas "tolas, absurdas e heréticas". A 5 de março daquele mesmo ano, o livro fundamental de Copérnico "De Revolutionibus Orbium Coelestium" e mais os escritos que difundiam seu conteúdo foram proibidos pela Congregação do Index.
No Palácio Pitti, em Florença, realizaram-se muitas conversas científicas entre Galileu e alguns amigos, entre os quais o Grão-Duque Cósmico II, seu mais influente protetor. 
Galileu prosseguiu na sua luta e em 1632 publicou o "Dialogo Sôbre os Máximos Sistemas". Com este livro foi processado e teve sua prisão decretada pelo Santo Ofício. 
Sabendo que seria condenado à morte disse aos inquisidores: "Senhores, o sol não é o centro do Universo; eu estava enganado".  A morte, que seria a punição para seu crime, foi transformada em confinamento na vila de Arcetri, onde ele morava.  Neste mesmo local morreu em 1642, aos 78 anos de idade. 
Galileu foi o primeiro dos grandes físicos e talvez o maior deles. Suas descobertas na Mecânica e na Astronomia modificaram a concepção do mundo. Foi êle quem pela primeira vez usou uma luneta para observar o céu. Suas descobertas abalaram fortemente a ciência oficial. Foi êle quem pela primeira vez observou as manchas solares. Estudou as montanhas da lua e até mediu a altura de uma delas. Em suas observações descobriu quatro dos satélites de Júpiter. A mais famosa de suas experiências foi, sem dúvida, a da Torre de Pisa: Galileu soltou dois corpos em queda livre com pesos diferentes e provou que ambos chegariam juntos ao chão.  Até então acreditava-se que dois corpos com pesos diferentes , soltos em queda livre, o mais pesado chegaria mais depressa ao chão. Ninguém havia testado essa idéia e sua experiência causou surprêsa e revolta pela ousadia de sua realização. Objetos de pesos diferentes caem ao mesmo tempo. 
Galileu nos ensinou, através de experimentação e sem preconceito, a aceitar a natureza como ela é. Foi êle quem, pela primeira vez, teve coragem de substituir a fé pura e simples, os horóscopos e os chás pelo estudo e pesquisa científica. 
Hoje vivemos um progresso cada vez maior e êle é o responsável por grande parte de tudo o que sabemos. 
Com todo o avanço científico, ainda estamos presos a superstições e preconceitos diariamente difundidos, principalmente por crenças e religiões. 
Foi o "herege" condenado a mais de três séculos quem traçou o caminho pelo qual descobrimos os antibióticos, as vacinas, os transportes rápidos, a televisão, os satélites, os foguetes e tantas outras coisas que nos dão alegria, prazer e esperança. 
Se, apesar de nossas ações inconseqüêntes, a vida humana na terra continuar possível, certamente chegará o dia em que seremos realmente livres como sonhou Galileu. 
Nicéas Romeo Zanchett


Nenhum comentário:

Postar um comentário